quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Onde vivem os Monstros?


Ouvi muitas pessoas comentando que este não é um filme para crianças. Discordo. É um filme infantil, sim. Assim como "Conta Comigo" (Rob Reiner, 1986), "Radio Flyer" (Richard Donner, 1992) e "O Jardim Secreto" (Agnieszka Holland, 1993).
E daí que é extremamente dramático e que toda a fantasia presente no filme tem muito mais que uma simples pitada de filosofia barata? É um filme pra pensar.
A criança não é boba e nem sempre está disposta a apenas ser alimentada por enredos água com açúcar coloridos pelos lápis de cor de animadores desanimados. Mundo água com açúcar é aquele que nós, adultos, corremos atrás ao lotar salas de cinema em sessões 3D.
Pandora é o mundo com o qual nós, adultos, sonhamos. Afinal, alguém foi realmente assistir Avatar pela mensagem que o filme passa? Eu, pelo menos, fui assistir para conferir os efeitos especiais: saí da sessão louco para deixar meus cabelos crescerem, fazer uma trança e conctá-la a um ser alado.
Ora, se "Onde vivem os Monstros" (Spike Jonze) é pra pensar e "Avatar" (James Cameron) é pura psicodelia 3D - como dizer que o primeiro é pra criança e o segundo é pra adulto - não deveria ser o contrário?
Resposta: Não.
Se adultos precisam pensar para entender onde vivem os monstros é porque já se esqueram os verdadeiros monstros que eram quando crianças - e porque, ao tornarem-se adultos, fazem de tudo para fingir ser imunes aos monstros dentro de si. Sim, monstros dentro de si, os mesmos que tentam destruir Pandora em Avatar.
Pois é, são os adultos que precisam de fantasia. São os adultos que precisam fingir que o monstro é o outro - o americano, o militar, o homem do futuro. Mas a criança não cai nessa - ela sabe onde vivem os monstros. Não precisam filosofar. É óbvio.
Ah, isso não é filme pra criança!
Por que não? Quem tem medo que a criança descubra o que todo mundo já sabe? Os monstros vivem nelas e vivem - calma! - em nós, os adultos destruidores de Pandora.
Onde vivem os Monstros: filme infantil, proibido para adultos.
Avatar: filme adulto, classificação livre.

Por hoje é isso.

2 comentários:

  1. Persista na tentativa!!!
    Ainda não abri o meu blog de comentários, críticas, artigos... porque não achei um nome bom o suficiente.
    Exagero? Eu sou a rainha dos exageros.
    Mas estou sendo sincera. Queria um nome tão bom quanto "Artmista"..rs.

    Adorei seus textos, tem que continuar!
    Você é objetivo, vai direto ao ponto e dá a dica. Acho que é interessante pra quem tá pensando em ler o livro que você comenta, ou assistir ao filme sobre o qual você falou... Ou é interessante pra quem já leu/assistiu vir aqui dar o seu pitaco depois!!..rs.
    Vou fazer muito isso!

    ADOREI!

    Qual é o próximo?

    PS: Tem poema novo no meu blog

    ResponderExcluir
  2. Ah!
    Continuo doida pra assistir o "ondem vivem os monstros"!!!
    Acho que vou assistir hoje!

    ResponderExcluir