sábado, 13 de março de 2010

Preciosa

O nome do filme é "Preciosa", mas poderia se chamar "Caixa de Pandora".
Segundo a mitologia, a Caixa de Pandora é um objeto mágico que guarda todos os males do mundo. Conta a lenda que, quando a tal caixa foi aberta, todas as pragas saíram de lá de dentro e se espalharam pelo mundo, restando no fundo apenas a esperança. É mais ou menos esse o enredo do filme.



Preciosa é uma adolescente norte-americana negra, obesa e pobre que devido ao fato de estar grávida de seu segundo filho, é expulsa da escola antes mesmo de conseguir se alfabetizar aos 16 anos de idade.
O pai de Preciosa é também pai de seus dois filhos, sendo que a menina nunca teve namorado e é abusada desde os três anos por ele.
A mãe da garota odeia a filha por ciúme de seu "homem" como se Preciosa fosse responsável pelos abusos sofridos desde a infância. Além disso, a mãe maltrata e explora a filha a fim de receber pensão do Serviço Social.
A filha mais velha de Preciosa tem síndrome de down e é chamada carinhosamente de "Mongo" pela própria mãe, que pouco sabe discernir certo e errado.
Quando nasce o segundo filho de Preciosa, sua mãe atira o neto no chão e uma televisão na cabeça da filha, que escapa por um triz e vai morar com sua nova professora - uma lésbica que também não tem um bom relacionamento com a própria mãe.
Quando acredita ter se livrado da mãe, esta ressurge para dar à filha uma notícia: "Preciosa, seu pai tem o vírus da AIDS". E a garota, agora, precisa parar de amamentar o filho saudável que é a esperança que resta para um final feliz dessa história.
Quando assisti ao filme, tive a impressão de que não faltava nenhum ingrediente para um melodrama de péssima qualidade. A Caixa de Pandora não estaria então limitada aos males de Preciosa, a personagem, mas também a Preciosa, o filme. Engano meu. Saí da sessão quase aliviado pela péssima vida daquela menina que, de tão ruim, me fez ver que a esperança de se fazer um bom filme com baixo orçamento e elenco desconhecido é a última que morre.

Preciosa - Uma história de esperança
Direção: Lee Daniels
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Rodney Jackson, Paula Patton, Mariah Carey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário